Se você está aqui lendo esse texto, muito provavelmente é porque a sua equipe comercial não está tendo o desempenho que você espera, afinal você quer vender mais. Quando você analisa o cenário, vê que o produto é bom, os incentivos e as comissões são boas e os vendedores têm bons registros de negócios. Tudo isso certo, apontando para o sucesso, mas mesmo assim… NADA! O que fazer? Demitir todos? Começar um novo planejamento? Talvez você tenha que fazer algo assim, mas antes disso, faça uma pergunta: Como incentivar seus vendedores a vender mais?
Se todo o resto parece certo, existe uma grande chance de que sua equipe não tem motivação, inspiração e nem desejo de vender mais – e os resultados vão refletir isso. Porém, isso pode ser resolvido. Você só precisa descobrir como incentivá-los da melhor forma. Por isso, separamos quatro coisas que você pode fazer agora mesmo para deixar sua equipe mais motivada para começar a fechar mais negócios:
1. Esconda-se nas trincheiras com sua equipe
Algo muito frequente no mundo das vendas é que os gerentes, depois de chegarem tão longe, decidem que podem se dar ao luxo de se sentar e deixar que suas equipes resolvam tudo por conta própria. Estabelecem metas, trazem novos talentos e então ignoram sua equipe até que o desempenho comece a cair para tomar uma atitude. Não é possível aumentar as vendas dessa forma. Você deve mostrar à sua equipe que está junto deles, que têm os mesmos objetivos. Mostre que está comprometido em se dedicar ao trabalho para alcançarem esses objetivos juntos e vender mais. Eles podem aprender com você.
2. Identifique os objetivos de crescimento da sua equipe com clareza
Jamais esqueça: seus vendedores são apenas pessoas. Eles possuem objetivos próprios, tanto profissionais quanto pessoais. Talvez estejam em um nível de entrada no mundo de vendas, mas têm o objetivo de um dia andarem pelo escritório como gerentes de vendas. Faça parte da jornada deles. Realize reuniões pessoais com sua equipe de vendas com frequência para conversar sobre os objetivos deles e saber como pode ajudar a alcançá-los. Se estiver realmente comprometido em ajudá-los a crescer, esse comprometimento não passará despercebido. Eles irão retribuir com lealdade, dedicação e ética.
3. Ofereça mais chances para um maior sentimento de conquistas
Objetivos a longo prazo são importantes, mas definir objetivos a curto prazo que sua equipe pode conquistar com frequência os manterá motivados e acrescentará ainda mais fogo interno para que eles tenham o desejo de serem bem-sucedidos. Se só puderem alcançar um objetivo daqui a três meses, a conquista vai demorar para chegar. Um horizonte de sucesso tão distante pode acabar desmotivando sua equipe. Objetivos a curto prazo permite que sua equipe comemore o sucesso com frequência, dando-lhes a motivação adicional que precisam para continuar até a próxima conquista.
4. Atribua mais responsabilidades à sua equipe
As pessoas querem possuir e gerenciar grandes projetos, regiões ou metas de vendas. Eles não querem ficar sentados de braços cruzados o dia todo. Querem provar suas habilidades e comemorar quando concluírem os projetos. Capacite sua equipe e mostre que pode confiar neles. Confie grandes projetos a eles; confie as principais regiões a eles; confie que eles darão conta do trabalho que você está pedindo. Se você demonstrar confiança em sua equipe, eles irão retribuir com trabalho duro, dedicação e resultados.
Faça essas quatro coisas e sua equipe de vendas passará a funcionar como uma máquina lubrificada com óleo, conduzindo a resultados que você imaginou existir apenas em sonhos.
Às vezes, tudo o que você precisa para recolocar sua equipe de vendas no rumo correto é aprender o que funciona com eles e, então, descobrir maneiras de inspirá-los a continuar em busca de seus objetivos.
Adaptado de Meetime