Quatro dicas para ser um vendedor melhor

vendedor

Não existe ninguém que nasça já com uma profissão. Todos devem estudar e se desenvolver para então ser um profissional de alguma área. O mesmo acontece com as vendas. Assim, qualquer profissional pode ter excelência, desde que tenha a capacidade de aprender e o desejo de sempre continuar adquirindo novos conhecimentos, seja em livros, com colegas ou com profissionais que tenham mais experiência.

Por isso, separamos algumas dicas essenciais de especialistas de vendas de como se tornar um vendedor melhor.

1. Escute mais

Essa é a dica principal. É preciso saber o que o seu cliente precisa antes de oferecê-lo. Por melhor que seu produto seja, ele não necessariamente atenderá a necessidade do cliente. Escute primeiro para que você possa oferece uma solução que satisfaça seu cliente. 

2. Prepare-se

OS clientes estão cada vez mais informados. Por isso, conheça bem aquilo que você oferece e a utilidade disso para o cliente. Assim, sua clientela terá mais confiança em você.

3. Aprenda a ler os sinais dos clientes

Todo cliente possui um comportamento de compra típico. Seja uma compra simples até uma complexa, pessoas físicas ou jurídicas. O bom vendedor deve aprender a identificar os sinais de seus clientes e responde-los adequadamente. Uma resposta adequada efetiva a venda, uma errada entrega ao concorrente.

4. Não tenha medo da objeção

É possível que na hora de fechar a venda, a objeção apareça. Mas ela faz parte do jogo e evidencia aquilo que falta par concluir o negócio. É preciso saber lidar com ela.

Por fim, o maior segredo para se tornar um vendedor melhor, na verdade, é acreditar que ainda tem o que aprender. Há coisas que você não sabe, por maior que seja a sua experiência, mas pode aprender. Reconheça que você ainda não é bom o suficiente e que sempre tem algo novo a aprender. Isso o fará um profissional muito melhor.

Fonte: Revista Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *